5 Minutos Curta aborda a homossexualidade na melhor idade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

5 Minutos Curta aborda a homossexualidade na melhor idade

Mensagem  criss em Ter Jul 01, 2008 10:32 am

5 Minutos
Curta aborda a homossexualidade na melhor idade
Por Paco Llistó
Publicado em 30/6/2008 às 13:07
Fotos


Crédito: Laura Del Rey
"5 Minutos" aborda a homossexualidade na terceira idade



Alice e Adélia são companheiras há anos. Vivem juntas em um apartamento de frente ao Elevado Costa e Silva, e é nessa pequena redoma onde criaram Stella, filha vinda do primeiro casamento de Adélia. Alice, Adélia e Stella são personagens do curta “5 Minutos”, que acaba de ser rodado e será finalizado em 35 mm por alunos do sétimo semestre de Cinema da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Dirigido por Ricky Mastro, o filme tem como protagonistas as experientes atrizes Nyrce Levin no papel de Alice, Angela Barros no papel de Adélia e Sara Sarres, que interpreta Stella. Segundo o diretor, a idéia era produzir um curta que falasse sobre despedida, amor e elasticidade do tempo.

“O filme fala basicamente de despedida. Na realidade quando se vive com um parceiro ou uma parceira todo o tempo do mundo parece pouco para dizer o último adeus. E o curta fala sobre isso: a despedida de Alice na retirada do corpo de Adélia de seu apartamento”, conta Ricky.

Selecionado por uma banca de seis professores – e entre outros 14 roteiros – “5 Minutos” contou com a supervisão do premiado Djalma Limongi Batista (diretor dos longas “Asa Branca” e “Bocage”).

Em entrevista ao Dykerama.com, Nyrce Levin conta que a personagem Adélia nasceu de um profundo mergulho artístico. “O filme é todo visto sob o ponto de vista da minha personagem, o que demandou tanto uma grande entrega emocional quanto física, pois filmamos em 3 dias e 3 madrugadas inteiras”, conta.

Falar da homossexualidade na melhor idade, acredita Nyrce, é importante para derrubar preconceitos. “Acho importantíssimo esse tema que o filme aborda, ou seja, a relação entre duas mulheres de idade. Esse tipo de relação existe há séculos, mas nunca é apresentado. Mesmo as relações heterossexuais na velhice são raramente mostradas. Imagina então como é escondido o amor homossexual na terceira idade”, diz a atriz.

Ricky Mastro acrescenta: “Tenho obrigação de artista de contar a história do meu povo. Não é questão de ser politizado, é questão do que eu chamo de verdade para mim como artista. Tenho que retratar o universo que é próximo a mim, por isso a escolha da temática.”

“5 Minutos” deve ser finalizado nos próximos meses e percorrer alguns festivais internacionais de cinema.
avatar
criss
3ºSargento
3ºSargento

Número de Mensagens : 214
Idade : 43
Data de inscrição : 02/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum